Jornal diario
  • Grupo Oriental  

  • Grupo Central  

  • Grupo Ocidental  

PESQUISAR

RSS
Director: Pedro Botelho pedrobotelho@jornaldiario.com AÇORES traco SÁBADO traco 19 DE AGOSTO
Publicidade
Opinioes
Mais Opinões
Publicidade
Empresas Comunidade soliária
Portais Universos Blogs
Publicidade
O nosso passado inventa o nosso futuro
Artigos anteriores
Ver outros cronistas »
Opinião

O nosso passado inventa o nosso futuro

Li esta semana, numa publicação científica estrangeira, um artigo sobre a memória o qual destacava em caixa a afirmação de que “o nosso passado inventa o nosso futuro”. O texto relatava o caso de um doente que, afectado por um acidente, havia perdido a memória, não só a do passado mas também a designada memória episódica que assegura a recordação de acontecimentos precisos. Tendo perdido não só o passado vivido, mas também a possibilidade de construir um passado através das memórias acumuladas, ele havia ficado preso num eterno presente. Vivendo num presente constante sem possibilidade de o converter em passado, ele tornava-se também incapaz de construir um futuro pois todas as acções como todos os pensamentos se esgotavam na sua realização sem qualquer projecção possível para além daquele instante. “Quando o passado desaparece é também o futuro que se evapora” – concluía o texto.

A neuropsicologia cognitiva veio mostrar cientificamente o que já havíamos descoberto intimamente: que somos hoje e sempre o nosso passado, presente e futuro. Somos um passado que reinventamos no presente e reconstruímos no futuro, um presente que preparámos no passado e em que projectamos o futuro e um futuro que nos faz existir para além do que somos, habitando na nossa transcendência, isto é, no que não somos mas queremos realizar. Esta é a nossa identidade forjada na peugada do passado, no percurso do presente e no trilho do futuro.

E é com esta convicção que me despeço de vós neste espaço, na esperança de que as crónicas das sextas-feiras, que semanalmente foram ficando no passado, possam contribuir para inventar novas vias para ganharmos o futuro.

2008-06-13 02:00:00

Imprimir notícia