Publicidade
Pedro Botelho
Crónica do Director Feliz Páscoa
Opinioes
Mais Opinões
Publicidade
Empresas Comunidade soliária
Portais Universos Blogs
Publicidade
Nova galeria de arte<br> na Ribeira Grande
Artes

Nova galeria de arte na Ribeira Grande

A Câmara Municipal da Ribeira Grande vai criar uma galeria de arte dedicada à pintora Lena Gal, que será inaugurada a 28 de Junho.

A Câmara Municipal da Ribeira Grande vai criar uma galeria de arte dedicada à pintora Lena Gal, natural dos Fenais da Ajuda, concelho de Ribeira Grande.

A Galeria vai abrir junto ao Museu da Emigração, na então sede da empresa municipal “Ribeira Grande Mais”.

A pintora, que no ano passado expôs os seus últimos trabalhos, por ocasião das festas da cidade, ofereceu ao município nortenho 30 quadros, já com a intenção de ser criado um espaço que mostrasse a sua obra.

Os seus quadros são marcados pela figura feminina: a Mulher Plural e Intemporal e/ou as mulheres que tem dentro de si, libertando-as na tela.

A Galeria Lena Gal será inaugurada por ocasião das festas do concelho, que se iniciam a 28 de Junho e terminam a um de Julho.

Para além da obra da artista estará em exposição permanente a sua bibliografia, documentos, fotografias e jornais que proporcionarão ao visitante uma visita à vida e obra da artista.

Lena Gal já expôs várias vezes na ilha de S. Miguel, tendo no seu currículo várias exposições no continente, Espanha e outros países europeus, tendo ainda representações em acervos públicos, museus e colecções particulares.

A assinatura que adopta, como autora, Lena Gal, deriva do seu nome de baptismo, Helena Maria Galvão Amaral, nascida a sete de Junho de 1957, nos Fenais da Ajuda, concelho de Ribeira Grande, S. Miguel.

A sua vocação artístico/literária manifesta-se desde a adolescência. Com apenas 15 anos, os seus trabalhos começam a ser reveladas por jornais açorianos, nos quais colabora (publicando poesia, temas regionais, desenhos a carvão e a lápis de cor, de sua autoria).

JornalDiario

2012-05-01 09:00:00

Imprimir notícia