Publicidade
Pedro Botelho
Crónica do Director Será isto futebol?
Opinioes
Mais Opinões
Publicidade
Empresas Comunidade soliária
Portais Universos Blogs
Publicidade
Escola da Povoação recebe alunos europeus
Quotidiano

Escola da Povoação recebe alunos europeus

A Escola Básica e Secundária da Povoação vai receber, de sete a 11 de Maio alunos e professores de vários países, nomeadamente da Inglaterra, França, Polónia e Turquia.

A Escola Básica e Secundária da Povoação, no âmbito do Projecto de Parceria Multilateral Comenius, irá receber alunos e professores dos vários países intervenientes, nomeadamente de Inglaterra, França, da Polónia e Turquia, de sete a 11 de Maio, sendo que o tema geral a desenvolver pelos participantes é “Risks: Growing Risks in Europe despite increased Security and Health”.

A receção formal será feita a sete de Maio, pelas 10h30, no Auditório Municipal da Povoação, e esta contará com a presença da directora regional da Educação, do director regional da Juventude, do Conselho Executivo da Escola e de várias edilidades locais, designadamente do representante da Câmara Municipal da Povoação.

A equipa portuguesa, que conta com a participação directa dos professores Nelson Fontes, Tiago Pinto, Natália Claudina e Helena Resendes, sob a coordenação do professor Luís Valbom, elaborou um extenso e variado programa cultural a desenvolver durante a estadia da comitiva estrangeira, o qual inclui diversas actividades que envolverão a comunidade escolar e darão a conhecer a região, o património natural de S. Miguel, a cultura e gastronomia açorianas.

Destaca-se das várias actividades a apresentação dos trabalhos sobre os vulcões e as migrações, como momento de partilha de saberes entre os vários participantes, uma vez que o Projeto Comenius visa desenvolver parcerias transnacionais entre estabelecimentos de ensino, de forma a reforçar a dimensão europeia na educação, a visita a Vila Franca do Campo, a fim conhecerem o ilhéu e realizarem a observação de cetáceos (“Whale Watching”), a ida à Gruta do Carvão e ao Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos, na Universidade dos Açores, a ida à Lagoa do Canário, à Ferraria, ao Centro Vulcanológico da Lagoa das Furnas, às Caldeiras das Furnas e da Ribeira Grande, assim como à Lagoa do Fogo, entre outras. Através destas visitas de estudo, a equipa anfitriã dará a conhecer mais profundamente a ilha de S. Miguel.

Foi ainda organizada uma exposição de produtos tradicionais e a degustação de refeições típicas da gastronomia regional. Neste âmbito, há a salientar a colaboração, a disponibilidade e as ofertas de produtos regionais de algumas das empresas, nomeadamente Celeiro da Terra, Quintal dos Açores, Mulher do Capote , Chá da Gorreana e Insulac.

Durante os anos de 2012/13 a Escola Básica e Secundária da Povoação continuará envolvida no Projecto Comenius, estando prevista a sua participação nos “meetings” da Polónia, Inglaterra e França.

JornalDiario

2012-05-02 14:25:00

Imprimir notícia