Publicidade
Opinioes
Mais Opinões
Publicidade
Empresas Comunidade soliária
Portais Universos Blogs
Publicidade
Escola da Povoação recebe alunos europeus
Quotidiano

Escola da Povoação recebe alunos europeus

A Escola Básica e Secundária da Povoação vai receber, de sete a 11 de Maio alunos e professores de vários países, nomeadamente da Inglaterra, França, Polónia e Turquia.

A Escola Básica e Secundária da Povoação, no âmbito do Projecto de Parceria Multilateral Comenius, irá receber alunos e professores dos vários países intervenientes, nomeadamente de Inglaterra, França, da Polónia e Turquia, de sete a 11 de Maio, sendo que o tema geral a desenvolver pelos participantes é “Risks: Growing Risks in Europe despite increased Security and Health”.

A receção formal será feita a sete de Maio, pelas 10h30, no Auditório Municipal da Povoação, e esta contará com a presença da directora regional da Educação, do director regional da Juventude, do Conselho Executivo da Escola e de várias edilidades locais, designadamente do representante da Câmara Municipal da Povoação.

A equipa portuguesa, que conta com a participação directa dos professores Nelson Fontes, Tiago Pinto, Natália Claudina e Helena Resendes, sob a coordenação do professor Luís Valbom, elaborou um extenso e variado programa cultural a desenvolver durante a estadia da comitiva estrangeira, o qual inclui diversas actividades que envolverão a comunidade escolar e darão a conhecer a região, o património natural de S. Miguel, a cultura e gastronomia açorianas.

Destaca-se das várias actividades a apresentação dos trabalhos sobre os vulcões e as migrações, como momento de partilha de saberes entre os vários participantes, uma vez que o Projeto Comenius visa desenvolver parcerias transnacionais entre estabelecimentos de ensino, de forma a reforçar a dimensão europeia na educação, a visita a Vila Franca do Campo, a fim conhecerem o ilhéu e realizarem a observação de cetáceos (“Whale Watching”), a ida à Gruta do Carvão e ao Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos, na Universidade dos Açores, a ida à Lagoa do Canário, à Ferraria, ao Centro Vulcanológico da Lagoa das Furnas, às Caldeiras das Furnas e da Ribeira Grande, assim como à Lagoa do Fogo, entre outras. Através destas visitas de estudo, a equipa anfitriã dará a conhecer mais profundamente a ilha de S. Miguel.

Foi ainda organizada uma exposição de produtos tradicionais e a degustação de refeições típicas da gastronomia regional. Neste âmbito, há a salientar a colaboração, a disponibilidade e as ofertas de produtos regionais de algumas das empresas, nomeadamente Celeiro da Terra, Quintal dos Açores, Mulher do Capote , Chá da Gorreana e Insulac.

Durante os anos de 2012/13 a Escola Básica e Secundária da Povoação continuará envolvida no Projecto Comenius, estando prevista a sua participação nos “meetings” da Polónia, Inglaterra e França.

JornalDiario

2012-05-02 14:25:00

Imprimir notícia