Jornal diario
  • Grupo Oriental  

  • Grupo Central  

  • Grupo Ocidental  

PESQUISAR

RSS
Director: Pedro Botelho pedrobotelho@jornaldiario.com AÇORES traco DOMINGO traco 21 DE SETEMBRO
Publicidade
Opinioes
Mais Opinões
Publicidade
Empresas Comunidade soliária
Portais Universos Blogs
Publicidade
Workshop de sensibilização para a arte
Lazer

Workshop de sensibilização para a arte

A cidade de Ponta Delgada recebe dia cinco de Maio o workshop da Fundação Serralves de sensibilização para a arte contemporânea, no Centro Cívico e Cultural de Santa Clara.

Fruto da parceria assinada entre a Câmara e a prestigiada Fundação de Serralves, a cidade de Ponta Delgada recebe já no próximo sábado, dia cinco, o I Workshop da Fundação Serralves de sensibilização para a arte contemporânea.

Perguntas como “de que falamos quando falamos de Arte Contemporânea? O que é a arte contemporânea? Quem decide o que é ou não arte? Isto também eu fazia? A vanguarda. Tudo pode ser arte? O que mudou na arte do século XX? Arte = pintura e escultura? A arte sai do museu. Anos 1960-70 em perspectiva: os inícios da arte contemporânea” vão ser respondidas no Centro Cívico e Cultural de Santa Clara, no seu Auditório Municipal, num workshop que conta com a presença do João Fernandes, director do Museu de Arte Contemporânea de Serralves (Porto) e é destinada a artistas plásticos, dirigentes artísticos e estudantes de arte.

A iniciativa, que recebe de forma gratuita todos os seus participantes, tem início pelas 10h00 de sábado, com a sessão de abertura a ser presidida pela presidente da Câmara de Ponta Delgada que, desde 2010, tem o estatuto de Câmara Fundadora de Serralves.

O workshop, de iniciativa camarária e de organização da Fundação de Serralves, conta com as parcerias de agentes culturais de Ponta Delgada, designadamente, as parcerias da Academia das Artes dos Açores, Escola Secundária Antero de Quental e Galeria Fonseca Macedo, numa revelação da dimensão da arte em termos de aprendizagem e de partilha de novas práticas e experiências.

A realização I Workshop da Fundação Serralves, em Ponta Delgada, segue o propósito da cooperação entre as duas entidades no que diz respeito à promoção e divulgação cultural, à aproximação pessoas às linguagens da produção cultural contemporânea e ambiental, bem como à importância da inovação e criatividade no desenvolvimento socioeconómico.

É de acrescentar que a Câmara Municipal de Ponta Delgada e Serralves têm já outros planos de cooperação para o ano em curso, nomeadamente, a realização, no princípio de Junho de uma visita guiada aos bastidores de Serralves, aberta aos artistas açorianos.

A visita poderá estender-se a Guimarães – Capital Europeia da Cultura – e surge numa altura em que a fundação está a realizar o seu maior evento anual, Serralves em Festa.

JornalDiario

2012-05-02 15:25:00

Imprimir notícia