Publicidade
Pedro Botelho
Crónica do Director Temos jogo!!!
Opinioes
Mais Opinões
Publicidade
Empresas Comunidade soliária
Portais Universos Blogs
Publicidade
Filarmónicas e folclore de P. Delgada são apresentados
Cultura

Filarmónicas e folclore de P. Delgada são apresentados

Nas Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, de 14 a 17 de Maio, vai ser apresentado o CD “Filarmónicas de Ponta Delgada” e o DVD “Folclore de Ponta Delgada”.

O CD “Filarmónicas de Ponta Delgada” e o DVD “Folclore de Ponta Delgada” estão concluídos e vão ser apresentados ao público durante a “I Mostra de Cultura Popular Açoriana”, por ocasião das Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, a 14 e a 17 de Maio, respectivamente.

Ambos os trabalhos concretizam os projectos anunciados, em Fevereiro passado pela Câmara Municipal, de gravar, filmar, editar e divulgar junto do público local, visitante e fora dos Açores registos das bandas filarmónicas e grupos folclóricos pertencentes ao Ponta Delgada.

As edições foram concretizadas no quadro dos protocolos assinados há dois meses com bandas e grupos folclóricos. O CD e o DVD incluem mensagens de congratulação da Presidente da autarquia, ao ver chegar a bom porto, esta vontade da Câmara Municipal de Ponta Delgada, concretizada com a comparticipação pela ARDE através da Abordagem LEADER do Programa PRORURAL.

Na segunda, 14 Maio, às 19h00, é lançado, no Coliseu, o CD “Filarmónicas de Ponta Delgada”, coordenado por Marco Torre e produzido pela empresa Globalpoint Music Lda. – Ponta Delgada. O CD inclui os registos da Banda Lira das Sete Cidades (Sete Cidades), Banda Lira Nossa Senhora da Luz (Fenais da Luz), Banda União dos Amigos (Capelas), Filarmónica Fundação Brasileira (Mosteiros), Filarmónica Harmonia Mosteirense (Mosteiros), Filarmónica Lira de S. Roque (S. Roque), Filarmónica Lira Nossa Senhora da Estrela (Candelária), Filarmónica Lira Nossa Senhora da Oliveira (Fajã de Cima), Filarmónica Minerva (Ginetes), Filarmónica Nossa Senhora da Saúde (Arrifes) e Filarmónica Nossa Senhora das Neves (Relva).

Na mensagem que acompanha o CD, a presidente da Câmara afirma que “promover, num registo discográfico, as filarmónicas do nosso concelho é uma iniciativa que pretende, no seu todo, elevar um dos mais expressivos símbolos da nossa cultura a todos quantos se envolvem na representação das nossas tradições, potenciando a identidade açoriana através da partilha de valores inequivocamente de raiz insular”. Para a autarca, estes são “motivos mais do que suficientes para não só nos orgulharmos do trabalho de mérito das nossas filarmónicas, mas também para reconhecermos publicamente a qualidade artística presente nesta riqueza colectiva num formato discográfico único e de cooperação exemplar”.

Como ponto alto do programa cultural do Município, o último dia das Festas do Santo Cristo, 17 de Maio fica reservado ao lançamento, no Coliseu, às 19h30, do DVD “Folclore de Ponta Delgada”, coordenado por Renato Cordeiro e produzido pela empresa Beyond Azores Lda. – Ponta Delgada.

O DVD inclui as gravações das actuações do Grupo Folclórico da Casa do Povo do Livramento (Livramento), Grupo Folclórico da Escola Preparatória de Capelas (Capelas), Grupo Folclórico da Fajã de Baixo (Fajã de Baixo), Grupo Folclórico de Arrifes (Arrifes), Grupo Folclórico de Cantares e Balhados da Relva (Relva), Grupo Folclórico de S. Miguel (Ponta Delgada), Grupo Folclórico Ilha Verde (Ponta Delgada) e Rancho Folclórico de Santa Cecília (Fajã de Cima).

Para a presidente da Câmara de Ponta Delgada “levar um dos mais expressivos símbolos da nossa cultura a todos quantos se envolvem na representação das nossas tradições e elevar a identidade açoriana através da promoção de valores inequivocamente de raiz insular são os verdadeiros e mais sentidos motivos que fizeram com que a Câmara Municipal de Ponta Delgada, através da ARDE – Associação do Desenvolvimento Regional, reunisse a riqueza colectiva dos grupos folclóricos do concelho num registo videográfico único e de cooperação exemplar”.

Segundo, a autarca, no DVD que se apresenta garantimos a açorianidade das nossas formas de cantar sentimentos e fomentamos a proximidade da nossa região com todos aqueles que, de longe ou de perto, fazem os Açores”.

O CD “Filarmónicas de Ponta Delgada”, e o DVD “Folclore de Ponta Delgada”, integram um conjunto de actividades que, durante as Festas do Senhor Santo Cristo, e em comemoração do Feriado Municipal de Ponta Delgada, visam divulgar as tradições do concelho, seja na música, na etnografia, na escrita, mas, também na gastronomia, uma vez que será lançado o roteiro gastronómico “Sabores de Ponta Delgada”, em parceria com a Confraria dos Gastrónomos dos Açores. Todas estas iniciativas decorrem no Coliseu Micaelense, junto ao palco das Festas do Senhor Santo Cristo, no âmbito da “Grande Mostra de Cultura Popular do Concelho de Ponta Delgada”, que poderá ser visitada, todos os dias de dez a 17 de Maio, com entrada livre.

A inauguração da mostra, a dez de Maio, ficará marcada pelo lançamento do livro Ponta Delgada: a terra dos homens, o tempo dos ritos e a comunicação das artes, de Rui de Sousa Martins, abrindo-se, depois, espaço, das 19h00 às 23h00, para visitas públicas à exposição “Artes Tradicionais no Concelho de Ponta Delgada” organizada pelo Centro de Estudos Etnológicos da Universidade dos Açores.

JornalDiario

2012-05-03 15:25:00

Imprimir notícia