Publicidade
Pedro Botelho
Crónica do Director Feliz Páscoa
Opinioes
Mais Opinões
Publicidade
Empresas Comunidade soliária
Portais Universos Blogs
Publicidade
Início de colheita do chá no Porto Formoso
Quotidiano

Início de colheita do chá no Porto Formoso

Esta é uma iniciativa que decorrerá este sábado, cinco de Maio, promovida pela Fábrica de Chá do Porto Formoso.

Este sábado, dia cinco de Maio, das 10h00 às 18h00, terá lugar na Fábrica de Chá Porto Formoso a XII edição do “Início de Colheita”, uma actividade de animação turística e cultural, única em todo o País, em que será recriada toda a vivência associada à cultura do chá nos Açores.

Cerca de uma centena de figurantes nos quais se incluem antigas apanhadeiras, pessoas das mais diversas áreas profissionais e sobretudo jovens e crianças, preparam este dia com muito entusiasmo, reflectindo o gosto por usos e os costumes, com mais de um século de existência.

As apanhadeiras, trajadas de acordo com os testemunhos da época, vestem com orgulho a saia de chita, o avental, a blusa bordada ao longo do Inverno e o lenço colorido. Um traje estilizado que nos transporta à primeira metade do século XX, em que inúmeros de ranchos de mulheres se dedicavam à colheita manual do chá percorrendo, nos meses de Verão, as inúmeras plantações que marcaram a paisagem da costa norte da ilha de S. Miguel.

Na actualidade, a colheita do chá é feita de forma mecânica, mas ao longo da jornada as apanhadeiras irão colhendo manualmente, de forma delicada, as folhas novas do chá, entoando modas tradicionais.

Para reavivar a memória do fabrico caseiro de chá, outrora comum a muitas famílias micaelenses, as folhas posteriormente serão enroladas em tabuleiros de madeira e finalmente secas em forno de lenha tradicional, libertando todo o aroma do chá.

Com esta iniciativa, pretende-se divulgar aos visitantes locais e turistas, a música, os jogos tradicionais que retratam as vivências de uma época, mas sobretudo um passado de grande importância sócio cultural e a grande riqueza etnográfica que está associada à cultura do chá.

JornalDiario

2012-05-05 09:00:00

Imprimir notícia