Publicidade
Pedro Botelho
Crónica do Director O tempo da alegria
Opinioes
Mais Opinões
Publicidade
Empresas Comunidade soliária
Portais Universos Blogs
Publicidade
Luta contra discriminação <br> é missão de todos
Quotidiano

Luta contra discriminação é missão de todos

O apelo foi feito ontem, por Natércia Gaspar, que falava durante a apresentação pública da Associação LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais) Pride Azores, na cidade da Horta.

A directora regional da Solidariedade e Segurança Social, que falou no âmbito do Dia Internacional Contra a Homofobia, apelou ontem ao esforço da sociedade civil em aceitar a diferença e respeitar a dignidade de todas as pessoas independentemente da sua orientação sexual e identidade de género.

A governante disse mesmo que “o maior obstáculo neste caminho de promoção de direitos é a mudança de mentalidades que estão enraizadas em crenças pessoais, políticas, culturais e religiosas mas porque estão em causa direitos humanos há que, com muita humildade, trabalhar no sentido de inverter este estado de coisas”.

Para Natércia Gaspar, a luta contra a discriminação das cidadãs e cidadãos LGBT “é uma missão de todos porque estão em causa direitos humanos”.

Falando sobre o movimento associativo, Natércia Gaspar enalteceu a sua criação, considerando ser “um enorme passo para a representatividade das pessoas LGBT que vivem nos Açores, para a defesa dos seus direitos, para a luta contra a discriminação, para a sensibilização da sociedade, das famílias, das autoridades, entre outros”.

A 17 de Maio de 1990 a Organização Mundial de Saúde aprovou e oficializou a retirada do Código 302.0 (Homossexualismo) da Classificação Internacional de Doenças, e declarou oficialmente que “a homossexualidade não constitui doença, nem distúrbio nem perversão”.

Por este motivo, explicou a directora regional, o dia 17 de Maio tornou-se “uma data simbólica e histórica para o movimento LGBT Mundial”, que tem vindo a promover espaços de consciencialização pública em todas as regiões do mundo, com o objectivo de chamar a atenção das pessoas e dos governos para a necessidade de se criarem mecanismos de combate à homofobia.

JornalDiario

2012-05-18 11:00:00

Imprimir notícia