Publicidade
Pedro Botelho
Crónica do Director Feliz Páscoa
Opinioes
Mais Opinões
Publicidade
Empresas Comunidade soliária
Portais Universos Blogs
Publicidade
Concurso de presépios<br> na Lagoa
Artes

Concurso de presépios na Lagoa

Esta iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Lagoa, em S. Miguel, vai já na sua 22ª edição e decorrerá durante esta época natalícia.

Como já vem sendo tradição e no âmbito do seu plano de actividades culturais, a Câmara Municipal de Lagoa promove a 22ª edição do Concurso de Presépios, no concelho, durante a quadra natalícia que se aproxima.

Trata-se de um concurso que tem como principal objectivo preservar a cultura e a memória das tradições populares natalícias através dos presépios, e que pretende afirmar a forte tradição do concelho no que concerne a um dos maiores expoentes da representação Cristã, uma expressão da própria cultura lagoense, de valorização da tradição religiosa e criativa de um povo.

Neste sentido, a autarquia lagoense irá promover novamente a realização deste Concurso que irá valorizar o trabalho feito tanto por artesãos lagoenses, como por particulares, alunos das escolas do concelho, crianças que frequentam a catequese e os Ateliers de Tempos Livres da Lagoa, bem como por utentes e funcionários de algumas instituições sociais e culturais da Lagoa.

Este concurso tem vindo a registar uma forte adesão dos lagoenses, sendo que na edição de 2011 estiveram a concurso 41 presépios nas mais diversas categorias, mostrando que esta é uma tradição com grande significado no Concelho de Lagoa.

Na edição deste ano, serão admitidas a concurso duas categorias sendo a primeira respeitante aos presépios tradicionais e a segunda aos presépios originais, sendo que os melhores trabalhos de cada categoria serão recompensados com um prémio monetário.

De realçar que, o Júri visitará os presépios a concurso, para apreciação, nos dias 13 e 14 de Dezembro de 2012 e terá em particular atenção a representação do nascimento do Menino Jesus tendo em conta diferentes factores, consoante a categoria em que se inserem, materiais utilizados, proveniência dos mesmos, representações de tradições, entre outros aspectos.

JornalDiario

2012-11-25 09:00:00

Imprimir notícia